Categoria: Alimentação Saudável

Sobre Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é imprescindível para a longevidade e para a qualidade de vida.
Uma das maiores verdades é a que diz que “você é aquilo que come”. A ayurveda indiana, por exemplo, atribui a fonte das doenças a distúrbios no sistema digestivo. Por isso, seus remédios, à base de plantas, em especial a canela, combatem, primeiramente, um desequilíbrio digestivo, para depois tratar outros pontos relativos ao mal.
Felizmente, alguns governos já perceberam isso e é cada vez mais comum ver “projeto alimentação saudável” na escola, tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental. Isso é importante, pois a alimentação saudável para crianças as ensina para toda a vida.
Quando crescerem essas crianças poderão lidar muito mais fácil com a tentação da comida rápida e fácil industrializada, evitando-a com mais facilidade.
A comida industrializada é, hoje, a principal causadora de mortes pelo mundo. Para um alimento desses manter-se conservado, é necessário acrescentar, além de conservantes e outros produtos químicos, muitos deles cancerígenas, uma grande quantidade de sal. Isso causa hipertensão arterial e males do coração.
Além disso, as grandes quantidades de gordura e açúcar (aliadas a aromatizantes, edulcorantes e realçadores de sabor) causam a obesidade e o diabetes.
Os produtos químicos que citamos, por sua vez, causam câncer.
Já a alimentação saudável, que não deve se restringir a crianças, mas a todos (adultos e idosos também), baseia-se em alimentos naturais, livres de agrotóxicos e transgênicos, que são os capazes de nutrir o organismo sem gerar as disfunções que os alimentos artificiais propiciam.
Outro problema, o excesso de consumo de carne, também é típico da sociedade moderna, em que as pessoas acreditam ser necessária a proteína animal todos os dias. Os vegetarianos conseguem uma qualidade de vida superior com a alimentação saudável (os veganos, por sua vez, são estritos, não consumindo ovos ou leite, pois sua origem animal).
Uma boa escolha da fonte de alimentos, um preparo tradicional e a ingestão em quantidades adequadas melhoram o bem estar geral da pessoa.
Leia nossos artigos sobre alimentação saudável e pratique!